Primeiramente, você sabe o que é Alopecia Areata? Então vamos começar do início. A a Alopecia Areata se trata de uma doença inflamatória, cuja principal característica, é a queda de cabelo.
Vale ressaltar que esta doença pode ser desenvolvida através de sua genética ou através de participação autoimune. A doença se caracteriza pela queda dos fios, causando desta forma, falhas circulares. O tamanho desta falha, pode variar e em alguns casos, poucas regiões são afetadas.
Existem alguns casos raros como a Alopecia Areata total, onde todos os fios de cabelo da cabeça caem, ou a universal, onde todos os pelos do corpo caem, porém, é importante ressaltar, que em todos os casos, os cabelos sempre podem voltar a crescer novamente, afinal, a doença não destrói os folículos pilosos, ela apenas os deixa inativos pela inflamação.
Então vamos agora conhecer os sintomas da Alopecia Areata. Como dissemos anteriormente, a principal característica da doença e consequentemente seu principal sintoma, é a queda brusca de cabelo, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas. Além deste sintoma, algumas pessoas também podem contar com a sensação de queimação ou coceira na região onde houve a queda dos fios. É importante ressaltar também que a Alopecia Areata é comumente visualizada no couro cabeludo, porém, também há a possibilidade de ocorrer na barra, sobrancelha, braços e pernas.